A computação é uma área com diversos segmentos, no entanto é preciso conhecer muito bem a área em que se deseje atuar, para que futuramente não haja arrependimento.
Vejamos algumas teorias:
Ciências da computação: Algumas instituições de ensino abordam os conceitos e teorias da computação, dando formações em áreas como estruturas de informação, criação de algoritmos, linguagens de programação, desenvolvimento e análise de sistemas, bancos de dados, engenharia de software, compiladores e inteligência de artificial. É uma área que trabalha essencialmente com software e que tem um forte embasamento em fundamentos matemáticos e em cálculos, assim como a formação em matérias de hardware, como arquitetura e organização de computadores e circuitos lógicos. O estudante de Ciências da Computação é preparado para resolver problemas reais, aplicando soluções que envolvam computação, independente de qual seja o ambiente (comercial, industrial ou cientifico). Quem se forma nessa área, tem variedades de carreiras profissionais a seguir, uma vez que a computação é aplicada em diversas áreas do conhecimento.
Engenharia da Computação: Tem ênfase em Matemática e Física. É diferenciada por se destacar no projeto, desenvolvimento e implementação de equipamentos e dispositivos computacionais. É uma área que trabalha com mais hardware, o que combina com conhecimentos da Engenharia Elétrica. Com esse embasamento, o profissional pode trabalhar com comunicação de dados e redes, automação industrial e controle de processos, automação comercial, circuitos e sistemas integrados e microeletrônica, microprocessadores e suas aplicações, processamentos de sinais digitais (imagens e voz), sistemas embarcados e robótica. O profissional que se forma Engenheiro da Computação pode se especificar, projetar, configurar, instalar, testar e dar manutenção em sistemas de hardware e software, aplicações industriais , redes de comunicação e etc.
Sistemas de Informação: Não esta ligado diretamente com a tecnologia, como tantas outras áreas. O termo Sistema de Informação designa um campo interdisciplinar do conhecimento cujo objetivo é investigar as características e o comportamento da informação. Muitas instituições alteraram o nome de Biblioteconomia para Sistema de Informação. As diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura incluem a Biblioteconomia, a Arquivologia e a Museologia como disciplinas da área de Sistemas de Informação. Esse curso é focado no planejamento e desenvolvimento de Sistemas de Informação e automação. Além disso, o estudante de Sistema de Informação recebe preparo para atuar no desenvolvimento e suporte de softwares. Também são aplicados conhecimentos de administração, negócios e relações humanas. O profissional desta área é mais focado em aplicar recursos de informática na solução de problemas das empresas do que desenvolve-las.